Receita;
Ingredientes para 4 pessoas
- 2 Kg Robalo fresco
- 1 Kg Batata pequena
- 0,200 Kg Cebola
- 0,020 Kg Alho
- 0,050 Kg Pimento verde
- 0,050 Kg Pimento verde
- 0,100 L Azeite
- 0,200 L Vinho branco
- 1 l Caldo de peixe
- 0,150 Kg Tomate pelado inteiro
- 4 Unidades Folhas de louro
- Q.b Salsa
- Q.b sal grosso
- Q.b Piripiri líquido
Para o arroz;
- 0,400 Kg Arroz carolino
- 0,100 Kg Cebola laminada
- 0,010 Kg Alho esmagado
- Q.b Salsa
- 1,1 L Caldo de peixe
- Q.b Sal grosso
Desenvolvimento;
Amanhar o peixe e dar uns golpes de ambos os lados. Descascar as batatas e reservar em água. Descascar as cebolas e cortar em juliana grosseira. Descascar os alhos e esmagar. Cortar o tomate pelado em "concassê".
Numa travessa de barro (neste caso quando realizei a receita não tinha à disposição nenhuma travessa do tipo) colocar o azeite, as cebolas em meia-lua, os alhos, folhas de louro, a salsa, os pimentos laminados, as batatas, o tomate pelado em "concassê". Adicionar o peixe previamente temperado com sal grosso, à volta colocar as batatas. Regar com o vinho branco, o caldo de peixe e salpicar um pouco de piripiri líquido e temperar com sal grosso. Mexer um pouco e levar ao forno quente a 200ºC regando de vez em quando. O tempo de cozedura vária mediante o forno, no meu caso demorou cerca de 45 minutos a assar.
Para o arroz de forno: Colocar numa travessa de barro cebola laminada, talhos de salsa, alho esmagado, o arroz e regar com o caldo de peixe. Temperar com sal, mexer um pouco e levar ao forno a 220ºc durante cerca de 45 minutos.
Comentário;
Mais uma excelente sugestão bem conhecida dos portugueses...
Sem comentários:
Enviar um comentário