Receita:
Ingredientes para 4 pessoas
2 postas de bacalhau demolhado
4 unidades mini pimentos
0,100 kg cebola
4 unidades tomate cereja
2 unidades folhas de louro
0,050 l azeite
0,200 kg massa kadaif
0,050 l manteiga derretida
0,100 kg salicórnias
Q.b sal fino
Para a "tapenade":
0,080 kg azeitona preta sem caroço
Q.b filetes de anchovas
Q.b azeite
Q.b sal fino
Q.b pimenta preta do moinho
Para a "brandade" de bacalhau:
0,100 kg bacalhau demolhado
0,120 kg batatas
0,010 kg alho
0,050 kg cebola
0,020 l azeite
0,0120 l natas 35 % mg
Q.b malagueta vermelha fresca
Q.b sal grosso
Desenvolvimento:
Para a preparação da tapenade: Colocar todos os ingredientes num copo misturador, temperar a gosto e retirar quando obter uma pasta homogénea. Reservar.
Para a "brandade" de bacalhau: Cozer o bacalhau previsto para esse efeito num caldo aromático. Retirar, e esfiapar. Descascar as batatas em água e sal. Retirar e migar com ajuda de um garfo.
Numa frigideira, refogar em azeite a cebola e o alho previamente picado. Adicionar o bacalhau esfiapado, misturar, adicionar as natas, a batata e um pouco de malagueta. Envolver tudo delicadamente. Reservar.
Para o resto da receita: Lavar os mini pimentos, e cortar a parte de cima. Retirar a parte branca dos pimentos tendo o cuidado de manter o legume intacto. Colocar numa travessa sobre uma camada de cebola cortada em meia-lua, uma folha de louro e um fio de azeite. Meter ao forno a 200ºC durante cerca de 10 a 15 minutos para lhes dar uma breve cozedura. Retirar e rechear com a "brandade" de bacalhau.
Fazer 2 montículos de massa kadaif e regar com um pouco de manteiga. Levar ao forno a 200ºC num tabuleiro com papel vegetal e deixar alourar. Retirar e reservar.
Bringir em água e sal as salicórnias, escorrer e saltear numa sertã com azeite, alho picado, sal e algumas malaguetas vermelhas picadas. Guardar.
Cortar o bacalhau em lombos limpos de espinhas, e reservar. Colocar na travessa com os pimentos recheados e levar ao forno cerca de 12 a 15 minutos a 200ºC. Retirar e barrar os lombos de bacalhau com a "tapenade", e levar novamente ao forno cerca a de 2 minutos. Confitar os tomates cereja.
Empratar a gosto.
Comentário:
Gostei imenso... Aconselho vivamente...
Sem comentários:
Enviar um comentário