quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Tarte colorida


Receita:
Ingredientes para 8 pessoas

Para a massa quebrada doce:
0,250 kg farinha sem fermento
0,125 kg açúcar em pó
0,125 kg manteiga
1 ovo
1 pitada de sal fino

Para o resto da receita:
0,200 kg chantili em pó
1 pacote de gelatina de ananás
1 pacote de gelatina tutti frutti
1 pacote de gelatina de pêssego
1 pacote de gelatina de morango
Q.b manteiga para untar a forma
Q.b farinha sem fermento para untar a forma

Desenvolvimento:
Para a massa:
Peneirar a farinha, o açúcar em pó e o sal para uma bacia e juntar a manteiga cortada aos pedaços pequenos. Misturar delicadamente com as pontas dos dedos de maneira a que a manteiga se misture bem à farinha até obter uma espécie de areia grosseira. Fazer um buraco no meio da mistura e juntar o ovo ligeiramente batido e incorporar todos os elementos. Não amassar nem trabalhar a massa depois de os vários elementos estarem bem unidos. Para tornar a massa lisa e homogénea, pode quebrá-la uma vez só com a palma da mão. Fazer uma bola de massa, envolver num pouco de pelicula aderente e colocar no frigorífico durante pelo menos duas horas.
Forrar uma tarteira (previamente untada com manteiga e farinha) com a massa. Cobrir a base com papel vegetal. Guarnecer com feijões secos e cozer a 200ºC durante cerca de 20 minutos. Retirar os feijões e o papel vegetal a 3/4 da cozedura e acabar de cozer até ganhar cor. Retirar a base da tarte e colocar numa grelha para arrefecer, Reservar.
Para a gelatina:
Quanto aos diversos tipos de gelatina deve ser feita antecipadamente, seguindo a receita do pacote. Deve-se colocar em tabuleiros adequados (com altura para poder fazer uns cubos) e deixar arrefecer. Depois (no dia seguinte se o passo anterior tiver sido feito na véspera) deve-se desenformar a gelatina mergulhando cada forma em água bem quente durante alguns segundos, e voltando-a sobre uma tábua. Cortar em cubos de 2cm de cada lado. Reservar.
Fazer o chantili em pó, e colocar num saco pasteleiro com uma boquilha a gosto. Primeiro guarnecer a tarte de creme chantili e colocar por cima os cubos de gelatina. Servir bem frio.

Comentário:
Em várias receitas de pastelaria utilizo o chantili em pó porque é mais prático e aguenta-se muito mais tempo. Também pode optar por natas vegetais, mas aí terá de se deslocar numa loja da especialidade, pois este tipo de produto de pastelaria não se encontra no supermercado comum.
Esta tarte parece-me ideal para realizar nestes dias quentes de verão. Por isso mãos à obra, pois eu acredito que também encontramos "a felicidade na cozinha"...

Sem comentários:

Enviar um comentário