sábado, 22 de setembro de 2012

Marmelada


Receita:
Ingredientes para 8 unidades de 0,200 kg

2 kg marmelos
1,600 kg açúcar amarelo
0,200 l água

Desenvolvimento:

Lavar os marmelos e descascá-los. Cortar en nacos e tirar as sementes. Colocar dentro de um tacho largo e adicionar o açúcar e a água. Deixar cozer cerca de 2 horas em lume brando, até atingir o ponto de estrada. Deixar arrefecer um pouco e triturar com ajuda da varinha mágica. Colocar dentro de umas caixas de plástico, ou tigela, ou o que tiver à mão, e deixar arrefecer. Colocar uma tampa de papel vegetal por cima e guardar.

Comentário:

Há quem elabore a marmelada lavando e cortando os marmelos sem tirar as sementes nem a casca. Prefiro fazer a marmelada desta forma e guardar a casca e as sementes para fazer geleia do mesmo fruto.

6 comentários:

  1. Boa tarde Jorge, vou fazer esta marmelada nesta semana que vai entrar, no entanto gostava de saber como fazer a geleia do mesmo fruto para aproveitar as cascas e sementes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José, para elaborar a geleia tens de colocar todos os caroços e a casca limpa dos marmelos num tacho e cobrir com água e deixar ferver algum tempo para reduzir um pouco. Depois tens de coar com uma estamenha (gaze fina). De seguida tens de medir o líquido obtido sem as impurezas e basta juntar por cada litro obtido de calda de marmelo o equivalente em açúcar e levar ao lume até obter o ponto desejado, mais ou menos espessa consoante o gosto de cada um. Espero ter respondido á questão. Fica bem

      Eliminar
    2. Olá Jorge, pois, foi mais ou menos o que eu tinha pensado, no entanto ainda não consegui fazer, pois queria ver se consegui marmelos mais baratos.

      Eliminar
    3. Olá Jorge, já realizei esta receita de marmelada cá em casa incluindo a geleia a aproveitar as cascas e sementes e ambas ficaram muito boas, a partir de hoje, marmelada cá em casa, só feita por mim.

      Eliminar
  2. ola
    onde posso comprar estas taças para a marmelada

    ResponderEliminar
  3. Boa noite,
    Eu comprei as minhas caixas de plástico numa loja onde vendem produtos de pastelaria, porém pode encontrar esse tipo de recipiente na maioria das lojas de conveniências...
    Atenciosamente,
    Jorge Silva

    ResponderEliminar