Receita
Ingredientes para 4 pessoas
1,200 kg frango
0,050 kg farinha sem fermento
0,040 l óleo
0,040 kg manteiga
0,500 l caldo escuro de aves
0,100 l vinho branco
Para a guarnição:
0,200 kg cebola
0,600 kg tomate cacho
0,200 kg pimento verde
0,200 kg pimento vermelho
0,015 kg pimentão-doce
0,020 kg alho
0,100 kg naco de presunto
0,050 l azeite
1 unidade ramo de cheiro
0,400 kg arroz pilaf (ver receita)
Q.b sal fino
Q.b pimenta preta do moinho
Desenvolvimento:
Lavar o frango, chamuscá-lo, e cortar em quatro. Reservar.
Para a elaboração da guarnição: Descascar as cebolas e os alhos. Cortar em meia -lua. Pelar os tomates, retirar as sementes, e cortar em "concassê". Pelar os pimentos, retirar as sementes e cortar em juliana grosseira.
Cortar o presunto em "lardões", e bringir.
Colocar o azeite num tacho, adicionar os "lardões" de presunto e refogar ligeiramente. Juntar as cebolas e cozinhar até aloirarem ligeiramente. Colocar os pimentos, e o tomate em "concassê", alho, e o ramo de cheiros. Deixar cozinhar lentamente até à evaporação da água de cozedura dos diferentes legumes. Retificar os temperos e reservar.
Temperar o frango com sal e pimenta, passar pela farinha, e sacudir bem. Corar o frango (lado da pele em 1º lugar) num tacho com um pouco de óleo e manteiga. Virar e deixar corar a outra parte. Tapar e colocar no forno quente a 180ºC, durante cerca de 15 a 20 minutos. Não se esquecer de tirar um pouco mais cedo os peitos, que cozinham sempre mais depressa do que as coxas. Verificar a cozedura do frango e retirar. Desengordurar o tacho e refrescar com o vinho branco. Reduzir até aos 3/4. Juntar o caldo escuro de aves, e reduzir de novo. Adicionar a guarnição de pimentos e cozinhar alguns minutos. Meter os nacos de frango sobre a guarnição para os perfumar e coloca-los de novo a temperatura.
Servir bem quente e acompanhar com arroz pilaf...
Comentário:
Esta receita de origem francesa, chama-se "poulet basquaise". Muito conhecida na zona de sudoeste de França, na zona de Bayonne e Carcassone, cidades lindíssimas, onde a gastronomia genuína sobressai, com utilização dos produtos locais: o tomate, o alho, a cebola, os pimentos "d´Espelette" especifico daquela região, o famoso presunto de "Bayonne".
Aconselho vivamente a visita à cidade fortificada de "Carcassone". Faz-me lembrar a nossa Vila de Óbidos...
Cidade medieval de "Carcassonne" |
Sem comentários:
Enviar um comentário