Páginas

domingo, 30 de dezembro de 2018

Polvo estufado em vinho tinto, dueto de puré




Receita: 
Ingredientes para 8 pessoas

1 unidade de polvo (+ de 4 kg)
0,200 kg cebolas
0,020 kg alho
0,1 l de azeite
1 unidade de folha de louro
1 unidade de malagueta
0,020 kg salsa
0,5 l vinho tinto de boa qualidade
Q.b sal grosso

Para a guarnição:
0,800 kg batata puré  (ver receita)
1 kg batata doce (laranja)
0,050 kg manteiga
0,050 natas (35 % mg)
0,500 kg espargos verdes
0,050 tomate cereja
Q.b sal fino 
Q.b Pimenta preta do moinho 

Desenvolvimento:

Para estufar o polvo:
Descongelar o polvo, limpá-lo, e levar a cozer numa panela de pressão durante cerca de 25 minutos com uma folha de louro, um fio de azeite e 0,10 l de água. Deixar arrefecer na panela de pressão. Retirar o polvo e cortar pelos tentáculos. Reservar.
Descascar a cebola e os alhos, e deixar alourar  com um fio de azeite num tacho largo. Juntar a malagueta e os tentáculos de polvo, a salsa (com o caule), temperar com um pouco de sal, e envolver. Adicionar o vinho tinto e um pouco de água de cozedura do polvo, e deixar cozinhar lentamente durante cerca de 10 a 15 minutos, até obter a consistência desejada.

Para o puré de batata-doce:
Descascar e cortar em pedaços pequenos. Colocar dentro de um tacho com um pouco de gordura (azeite ou manteiga), sal, pimenta e um pouco de água. Deixar cozinhar lentamente. Passar pelo copo misturador, retificar temperos e, se necessário, pode acrescentar um naco de manteiga para aumentar a cremosidade. Reservar. 

Fazer o puré de batata (ver receita) e preparar uns legumes salteados à escolha para acompanhar a iguaria (eu optei por uns espargos verdes e tomate cereja)

Fazer umas lâminas finas de batata e batata-doce, fritar para obter um crocante e para dar uma certa verticalidade ao prato.

Comentário:

Gosto de polvo por isso mais uma vez deliciei-me.

Não esqueça que se quiser fazer uma espécie de lágrima no prato com os purés, estes terão de ter uma consistência um pouco mais líquida do que o habitual. 


sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Açorda de cogumelos



Receita:
Ingredientes para 6 pessoas

0,200 kg cogumelos tipo “paris”
0,200 kg cogumelos tipo “pleurote”
0,500 kg pão alentejano de véspera
0,500 l caldo de cogumelos
0,050 kg cebola
0,015 kg alho
0,050 l azeite
0,010 kg coentros ou salsa
1 unidade de gema de ovo (facultativo para ligar)
Q.b sal grosso
Q.b pimenta preta do moinho

Desenvolvimento:

Lavar os cogumelos e cortar em pedaços grosseiros, reservar.
Descascar o alho e a cebola e picar finamente.
Cortar o pão alentejano em cubos de 1 centímetro quadrado, e embeber com um pouco de caldo de cogumelos.
Num tacho colocar um fio de azeite e adicionar a cebola. Refogar, depois juntar o alho e cozinhar de novo. Meter os cogumelos e refogar novamente. Colocar o caldo de cogumelos, deixar ferver e então juntar o pão ligeiramente embebido. Envolver até ficar uma açorda macia e com a consistência desejada. Retificar os temperos, colocar os coentros ou a salsa, dependendo do gosto de cada um, picados grosseiramente. Mexer e, se pretender, é nesse momento que deverá adicionar a gema de ovo, mexer e servir de imediato…

Comentário:

Esta receita ficou muito boa mas foi feita com cogumelos comuns. Se tivesse utlizado uns boletos, ou até mesmo uns cogumelos “girolle”, então aí estaríamos a atingir um outro nível ao nível do paladar. Muito mais saboroso… Fica a ideia…

Neste caso prefiro utilizar a salsa como erva aromática, pois os coentros dão um sabor demasiado pronunciado na confeção.



quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Magret de pato, com os seus sabores outonal




Receita:
Ingredientes para 4 pessoas

0,800 kg peito de pato
0,300 kg batata doce
0,600 kg maçã tipo "reineta"
0,400 kg batata doce (laranja)
0,200 kg batata pequena
0,020 kg açúcar em pó
0,050 l azeite
0,020 kg manteiga
0,100 l vinho Madeira
0,050 l vinho do Porto
0,100 l caldo de pato escuro
Q.b de sementes de abóbora secas e tostadas
Q.b sal fino
Q.b pimenta preta do moinho

Desenvolvimento:

Para a preparação dos peitos de pato:
Aparar os peitos de pato, retirar os nervos, assim como quaisquer vestígios de sangue. Fazer incisões na pele mas com cuidado para não atingir a carne. Temperar os "magrets", e alourar numa frigideira, sem acrescentar nenhum tipo de gordura. Saltear em primeiro lugar do lado da pele gorda durante cerca de 7 a 8 minutos, depois virar com ajuda de uma espátula e acabar a cozedura durante mais alguns minutos, mas tendo o cuidado de os manter rosados por dentro.
Retirar e colocar em cima de uma grelha cobertos com um papel de alumínio e deixar cerca de 5 a 10 minutos antes de servir. 
Retirar da sertã a gordura em excesso e refrescar com o vinho Madeira. Reduzir e adicionar o caldo de pato escuro. Reduzir de novo, passar pelo chinês de rede fina para um tacho, e adicionar um pouco de manteiga bem fria e envolver. Rectificar os temperos, reservar. 

Para o puré de maçã: 
Lavar e colocar as maçãs num tabuleiro. Regar com o vinho do Porto e juntar um pouco de água. Meter no forno a 180ºC durante cerca de 1 hora, verificando sempre para que tenha algum líquido. Verificar a cozedura, retirar a pele e as sementes e triturar com ajuda de um copo misturador ou, se a tiver, de uma "Bimby". Adicionar um pouco de sal e pimenta do moinho e reservar.
Depois, retirar a casca de uma maçã, cortar em gomos regulares e saltear com um pouco de açúcar e manteiga. Reservar.  

Para o puré de batata-doce:
Descascar a batata-doce e cortar em pedaços pequenos. Colocar dentro de um tacho com um pouco de gordura (azeite ou manteiga), sal, pimenta e um pouco de água. Deixar refogar lentamente até ficar cozido. Passar pelo copo misturador, retificar temperos e, se necessário, pode acrescentar um naco de manteiga para aumentar a cremosidade. Reservar. 

Para as batatas:
Lavar as batatas e dar-lhes uma forma de cogumelo. Bringir, escorrer, e saltear numa frigideira com um fio de azeite. Temperar com sal e pimenta, e reservar. 

Para as maçãs e batata-doce crocante:
Lavar e laminar finamente na fiambreira. Salpicar açúcar em pó num tapete de silicone. De seguida colocar as lâminas de maçã e batata-doce, polvilhar de novo com açúcar em pó, e meter ao forno (a 100ºC) cerca de 2 horas virando de vez em quando. Quando estiverem desidratadas, colocar numa caixa e tapar hermeticamente, e guardar. 

Empratar a gosto...

Comentário:


Muito bom e muito apelativo. Recomendo vivamente...



sábado, 1 de dezembro de 2018

Tornedó com dueto de puré



Receita:
Ingredientes para 4 pessoas

0,800 kg filet "mignon" de vitela
0,100 kg cogumelos tipo "paris"
0,200 kg cogumelos tipo "pleurotte"
0,020 kg alho
0,010 kg salsa
0,200 kg batata doce
0,200 kg batata "vitelote"
0,050 kg natas
0,050 natas 35% mg
0,050 mostarda tipo "Dijon"
0,050 kg pão ralado
0,160 kg couve tipo romanesco
0,050 kg tomate cereja

Para o ar de cogumelos:
1 l de caldo de cogumelos feito com as aparas dos mesmos
0,010 kg lecitina de soja


Desenvolvimento:

Aparar o "filet mignon” e cortar em "tornedó". Reservar. 
Cozer a couve romanesca. Confitar os tomates cerejas e reservar. 
Lavar a batata doce, embrulhar em papel de alumínio e colocar no forno quente a 180ºC até ficar cozinhado (demora cerca de 1 hora, dependendo do forno). Retirar a pele e passar pelo “passvite”. Adicionar um pouco de manteiga, natas, sal e pimenta, e reservar.
Descascar a batata "vitelote" e refogar com um pouco de azeite. Vai-se acrescentando água aos poucos, de forma a qua a batata esteja a estufar (podemos cozinhar em água e sal mas o inconveniente é que o sabor desaparece todo na água; ao cozinhar desta forma permite concentrar todos os aromas).
Laminar finamente uma batata de ambas as cores e fritar em óleo quente. Guardar.
Lavar os cogumelos, cortar a gosto. Saltear numa frigideira com um pouco de azeite, temperar com sal e pimenta, e, no final, juntar alho picado finamente e a salsa.
Temperar os "tornedós". Depois, numa frigideira com um pouco de óleo, e um dente de alho esmagado, corar os “tornedós”. Vá regando com ajuda de uma colher, perto do fim da cozedura (manter mal passado), adicionar um pouco de manteiga, e regar constantemente. Retirar a carne quando estiver no ponto de cozedura pretendido, e colocar sobre uma grelha coberta com papel de alumínio durante cerca de pelo menos 5 a 6 minutos. Passado esse tempo, pincelar os nacos de carne com a mostarda e enrolar de seguida no pão ralado aromatizado com alho e salsa.

Para o ar de cogumelos: 
Fazer um caldo de cogumelos com aparas dos mesmos, uma guarnição aromática e um pouco de vinho branco. Coar esse caldo, deixar levantar fervura e temperar a gosto. Deixar esfriar e colocar numa bacia grande de inox. Adicionar a lecitina de soja e emulsionar com a varinha mágica. Quando a espuma se formar à superfície, está pronta para ser utilizada.
Empratar a gosto...

Comentário:


Mais um belíssimo prato...

Ar de caldo de peixe





Receita:
Ingredientes
1 l de caldo de peixe
0,010 kg de lecitina de soja

Desenvolvimento:

Ferver o caldo de peixe previamente elaborado com as aparas de peixes, e uma guarnição aromática. Deixar esfriar, colocar numa bacia de inox grande. Adicionar a lecitina de soja e emulsionar com a ajuda da varinha mágica.
Quando se formar uma espuma à superfície retire com uma colher a quantidade que necessita para a sua receita. O ar é essa espuma do caldo de peixe.
O ar obtido permite uma certa sofisticação e textura diferente à sua iguaria. 

Comentário:

Esta é uma das técnicas de cozinha molecular. É muito simples de fazer.
E esta técnica pode ter variadíssimos sabores.

Na minha modesta opinião, não é que a técnica traga algo de novo em termos de sabor mas sem dúvida que dá um efeito interessante às confeções. 

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Ravioli de salmão e courgette com creme de abobora




Receita:
Ingredientes para 4 pessoas

Para a massa fresca:
2 unidades de ovo
0,200 kg farinha sem fermento
Q. b sal fino

Para o recheio dos raviolis:
0,100 kg salmão fumado
0,200 kg courgette
0,050 kg cebola
0,100 kg queijo ricotta
0,050 kg queijo parmesão
1 unidade de ovo
Q. b sal fino
Q. b pimenta preta do moinho
Q. b azeite

Para o creme de abóbora:
0,300 kg abóbora
0,100 kg alho francês
0,020 gk alho
0,025 kg aparas de salmão fumado
1 l de caldo de peixe
Q. b azeite
Q. b sal grosso

Para o resto da receita:
0,400 kg lombo de salmão limpo de espinhas
0,050 kg tomate cereja
0,100 kg couve romanesco
Q. b ar de caldo de peixe (ver receita)

Desenvolvimento:

Para a massa fresca:
Colocar numa bacia a farinha, os ovos e o sal e misturar todos os ingredientes. Envolver a massa em pelicula aderente e colocar no frigorifico durante cerca de 1 horas antes de utilizar.

Para o recheio:
Começar por lavar os vegetais.
Cortar a courgette com a pele em brunesa (cubos pequenos). Picar a cebola finamente. Cortar o salmão fumado em cubos pequenos. Ralar o queijo parmesão.
Numa frigideira, refogar num pouco de azeite a cebola e adicionar a courgette. Temperar com sal e pimenta e cozinhar durante alguns minutos (cerca de 2 a 3 minutos). Retirar do lume e deixar esfriar. Depois adicionar o salmão fumado, o queijo ricotta e o parmesão.
Rectificar os temperos e reservar.

Para a confecção dos raviolis:
Esticar a massa com ajuda de um rolo de pastelaria, ou, como no meu caso, com uma máquina de tender massa fresca. Meter pequenos montículos de recheio em cima da massa esticada e pincelar à volta com um pouco de ovo batido (não em exagero). Cobrir com uma outra camada de massa. Retirar ao máximo o ar entre camadas e cortar com ajuda de um corta massa (redondo, quadrado ou triangular, dependendo do gosto de cada um).

Para o creme de abóbora:
Colocar um tacho ao lume com azeite, refogar a cebola, alho francês e o alho cortado em pedaços. Juntar a abóbora, também ela cortada em pedaços. Cozinhar um pouco e regar com o caldo de peixe e algumas aparas de salmão fumado.
Assim que os legumes estiverem cozidos, passar pela varinha mágica, ferver de novo e retificar os temperos.

Para finalizar:
Cortar o lombo de salmão fresco livre de espinhas em cubos regulares. Saltear numa frigideira antiaderente (lado da pele em primeiro lugar) com um fio de azeite, temperar com sal e pimenta.
Cozer os raviolis em água a ferver temperada com sal. Escorrer e colocar numa frigideira com um pouco de creme de abóbora aromatizado com salmão fumado.
Servir de imediato, acompanhado com um pouco de couve romanesco previamente cozida e tomate cereja laminado e confitado.
Empratar a gosto, não se esquecendo de colocar um pouco de ar de caldo de peixe (ver receita).

Comentário:


É bom! É muito bom! Deliciei-me mais uma vez...






sábado, 24 de novembro de 2018

Bolo húmido de castanha e chocolate




Receita:
Ingredientes para 12 pessoas

Para o bolo de castanha;
0,500 kg de “creme de marrons”
0,120 kg de chocolate preto
5 unidades de ovo
0,125 kg manteiga
0,040 kg de farinha sem fermento
0,020 kg açúcar em pó
Para guarnecer;
0,200 kg gelado de tangerina
Q.b frutos mistura de frutos vermelhos
0,200 kg tangerina
10 unidades de bolacha em espiral

Desenvolvimento:

Derreter o chocolate ao banho-maria juntamente com a manteiga.
Separar a gema da clara de ovo.
Colocar numa bacia de inox, as gemas de ovo e a “creme de marrons”. Bater até obter um creme homogéneo. Juntar a mistura chocolate/manteiga derretida e mexer.
De seguida colocar a farinha previamente peneirada, e mexer de novo. Bater as claras em castelo, e envolver delicadamente ao aparelho.
Forrar uma forma amovível com papel vegetal antiaderente, e verter a massa obtida. Colocar no forno a 180ª durante cerca de 35 a 40 minutos, consoante o forno.
Passado esse tempo retirar, deixar arrefecer e colocar no frigorífico umas horas (de um dia para o outro é o ideal). Retirar o papel vegetal e polvilhar com açúcar em pó.
Empratar acompanhado com um gelado a gosto, frutos vermelhos e tangerina.
O acompanhamento depende do gosto de cada um… sejam criativos…

Comentário;

Uma maravilha. Aconselho vivamente para estes dias frios e chuvosos de Outono. Aproveitamos as castanhas e ingerimos as calorias de que necessitamos para combater o frio.

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Açorda de camarão





Receita:
Ingredientes para 4 pessoas

0,300 kg miolo de camarões
0,080 kg cebola
0,025 kg alho
0,050 l azeite
0,010 kg coentros
0,100 kg cebola
2 l caldo de marisco (aproveitar as cabeças do camarão)
0,500 kg pão duro alentejano
2 unidades gema de ovo
Q.b sal fino
Q.b piripiri

Para os ovos escalfados:
4 unidades ovo
1 l água
0,025 kg sal grosso
0,100 l vinagre

Desenvolvimento:

Fatiar na fiambreira umas tiras de pão e colocar no forno quente com um fio de azeite. Deixar até obter uma tosta, retirar e guardar.
Cortar o restante pão alentejano em pedaços e demolhar em água morna (ou num pouco de "fumet" de peixe se tiver).
Descascar metade dos camarões em cru, e cortar em pedaços. Reservar. Descascar os restantes camarões, tendo o cuidado de guardar o elo junto à cabeça e o elo junto à cauda.
Descasque a cebola e os alhos, picar e reservar. 

Para preparar os ovos escalfados:
Ferver 1 l de água e adicionar o vinagre branco e o sal grosso. Partir os ovos uma a um numa tigela, e meter na água a fervilhar levemente. Deixar cerca de 3 a 4 minutos e colocar de imediato em água com gelo para parar a cozedura. Aparar e reservar.
No momento de servir aquecer em água quente, escorrer e utilizar de imediato. 

Para o resto da receita:
Levar ao lume um tacho com um pouco de azeite, juntar a cebola picada finamente, cozinhar durante alguns minutos. De seguida adicionar os alhos, também previamente picados, e deixar refogar um pouco. Adicionar o camarão descascado e deixe cozinhar 2 a 3 minutos. Juntar o pão demolhado.
Envolver muito bem até ficar uma açorda macia. Temperar com sal, piripiri, juntar a salsa ou coentros picados grosseiramente, e misturar.
Numa frigideira à parte, saltear os camarões que deixou com a casca com um fio de azeite, e temperar a gosto. 

Para empratar:
Colocar num prato fundo a açorda de camarão num pequeno aro de inox, dispor de forma harmoniosa os camarões salteados. Adicionar os ovos escalfados, uma tosta de pão, e colocar à volta da açorda um pouco de caldo de marisco.

Comentário:

Na fotografia também adicionei um camarão descascado que de seguida passei por um polme simplesmente feito com cerveja e água, e de seguida fritei em óleo quente.

Servir de imediato, pois se assim não o fizer, acaba por perder a sensação desejada de algo crocante...





quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Pregado , camarão, espargos e cogumelos





Receita:
Ingredientes para 4 pessoas
1 kg pregado
0,120 kg camarão (20/30)
0,200 kg tomate cacho
0,010 kg salsa
0,100 kg limão
0,500 kg espargos verdes
0,120 kg cogumelos
4 unidades de cenoura baby
0,020 kg “crumble” de tinta de choco
0,050 l azeite
0,500 l caldo de peixe (elaborado com as aparas de legumes e as espinhas do pregado)
Q.b sal fino
Q.b pimenta preta do moinho

Desenvolvimento:

Amanhar o pregado, levantar os filetes e retirar a pele. Sangrar as aparas, fazer um “fumet” (caldo de peixe), coar e passar a chinês de rede fina. Reservar.
Descascar os espargos verdes, atar com fio do norte e cozer em água com sal (guardá-los "al dente"). Escorrer e esfriar. Guardar as pontas e cortar o resto aos cubos. Reservar.
Lavar os cogumelos, laminar e saltear numa frigideira com um pouco de azeite, temperar com sal e pimenta e reservar.
Lavar e descascar as cenouras baby, cozer em água e sal e no momento de servir saltear em azeite e temperar.
Para o molho: Reduzir o “fumet” elaborado com as aparras de peixe e de legumes. Colocar num tacho e reduzir até obter um quarto de líquido, juntar um pouco de sumo de limão. Nesse momento emulsionar com a varinha mágica e adicionar os dados de tomate (“concassée”), e folhas de salsa previamente lavadas. Retificar os temperos e reservar.
Descascar os camarões, retirar a tripa e reservar.
Para o resto da receita: Dispor 2 filetes de pregado sobre uma bancada. Temperá-los com sal e pimenta. Colocar o camarão descascado e enrolar. Envolver com película aderente. Meter os cilindros obtidos num tacho com água a 70ºC e cozer durante cerca de 10 a 12 minutos. Passado esse tempo, retirar a película aderente e laminar da forma que achar melhor.
Empratar a gosto, polvilhando no final com azeitona preta desidratada.

Comentário:

Para o “crumble” de tinta de choco, misturei um pouco de farinha/manteiga/tinta de choco/sal/pimenta. Estendi a massa obtida entre uma folha de papel vegetal e coloquei no forno. Depois de cozinhado, esfarelei...

Mais uma vez deliciei-me...






terça-feira, 6 de novembro de 2018

“Fondant” de castanha



Receita;
Ingredientes para 10 pessoas

Para o "fondant” de castanha;
0,225 kg de "creme de marrons"
0,110 kg de manteiga amolecida
0,100 kg açúcar em pó
0,075 kg farinha sem fermento
2 unidades de ovo

Para acompanhar;
0,500 kg abóbora
0,100 kg açúcar
0,020 kg manteiga
0,200 kg de castanhas caramelizadas (ver receita)
Q.b de gelado a gosto

Desenvolvimento;

Para o puré de abobora; 
Descascar a abobora, lavar e cortar em pedaços pequenos. Numa frigideira colocar a manteiga, deixar derreter e colocar a abobora. Adicionar o açúcar e deixar cozinhar até a água ter desaparecido. Passar numa liquidificadora e reservar.

Para o "fondant” de castanha;
Colocar os ovos e o açúcar numa bacia de inox, bater até obter um creme esbranquiçado. Juntar a "creme de marrons" (creme de castanha) e a manteiga amolecida. Mexer, e por fim adicionar ao preparado a farinha previamente peneirada. Colocar o aparelho obtido no frigorífico durante cerca de 2 horas. Passado esse tempo, verter numa forma de silicone para “muffins”, ou também podem optar por colocar em formas de pastéis de natas previamente untadas com manteiga e polvilhadas com farinha, porém no momento de retirar será um pouco mais delicado. Meter ao forno quente a 200ºC durante cerca de 10 minutos consoante o forno. Retirar do forno e deixar amornar um pouco antes de desenformar delicadamente. Servir com um puré de abobora doce e uma bola de gelado a gosto...

Comentário;

Sobremesa ideal para o dia de São Martinho que se avizinha...

Um passeio pelos trilhos do Gerês, impressionante o que a Mãe natureza nos dá... 







domingo, 4 de novembro de 2018

Maçã recheada com doce de arandos



Receita;
Ingredientes para 4 pessoas

0,800 kg de maçã tipo golden (4 unidades)
0,080 kg doce de arando
0,040 kg manteiga
0,020 l vinho do Porto branco
Q.b sal fino
Q.b pimenta preta do moinho

Desenvolvimento;

Lavar e canelar as maçãs, cortar a parte de cima mantendo o caule. Retirar o interior da maçã com ajuda de uma colher parisiense. Colocar num tabuleiro, regar com o vinho do Porto branco, temperar com sal e pimenta, e colocar por cima um pouco de manteiga. Levar ao forno quente 180ª a 200ª C durante cerca de 15 a 20 minutos. Verificar a cozedura e retirar do forno. Rechear com doce de arando silvestre, utilizar de imediato.

Comentário;

Guarnição perfeita para acompanhar um prato de carne forte, como a carne de caça, pois permite equilibrar os sabores no prato...



quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Lombo de javali marinado em vinha d´alhos acompanhado com legumes e fruta da época




Receita;
Ingredientes para 4 pessoas

0,800 kg de lombo de javali
1 l de vinho verde tinto
0,020 kg alho 
0,100 kg cenoura
0,100 kg cebola
0,100 kg aipo rama
0,010 l azeite
0,005 kg zimbro esmagado
0,010 kg pimenta preta esmagada grosseiramente
2 unidades de cravinho da índia
Q.b talos de salsa
Q.b sal grosso

Para a guarnição;
4 unidades de maçã recheadas com doce de arando (ver receita)
0,100 kg cogumelo tipo paris
0,100 kg castanhas caramelizadas (ver receita)
0,100 kg cenoura baby
0,100 kg espargos
2 unidades de pera
2 unidades de maçã tipo golden
0,050 l azeite
0,100 kg puré de castanha 
0,100 puré de batata 
Q.b açúcar em pó
Q,b sal fino
Q.b pimenta do moinho

Desenvolvimento;

Limpar o lombo de javali. Lavar e descascar os legumes (cebola, cenoura, aipo, alho) para a marinada e cortar em "mirepoix" (pedaços grosseiros, sem corte definido). Colocar numa bacia todos os ingredientes, tapar com pelicula aderente e deixar de um dia para o outro.  

Para a guarnição;
Lavar as maçãs e as peras. Cortar muito finamente na fiambreira no sentido longitudinal. Polvilhar um tapete de silicone com um pouco de açúcar em pó, e colocar as lâminas finas de maçã e peras em cima. Polvilhar de novo com açúcar em pó e colocar em forno quente a 100ºC durante cerca de 1 a 2 horas, virando de vez em quando. Reservar. Preparar os espargos verdes, as cenouras baby, os cogumelos, e saltear, temperar com sal e pimenta. Fazer um puré de castanha e outro de batata e guardar. Preparar as castanhas caramelizadas e as maçãs recheadas com doce de arando.

Escorrer o lombo de javali, saltear numa frigideira com um pouco de azeite quente de todos os lados, retirar, colocar num tabuleiro e meter ao forno cerca de 5 a 8 minutos a 200ºC. Retirar, deixar descansar a carne numa grelha tapada com papel de alumínio. Utilizar a marinada para fazer o molho e empratar a gosto...

Comentário;


Uma excelente alternativa para esta época de outono... Aconselho vivamente...