Páginas

sábado, 12 de outubro de 2013

Magret de pato salteado com molho três pimentas, e espetadas de frutos exóticos


Receita

Ingredientes para 4 pessoas

0,800 kg peito de pato (4 unidades)
0,600 kg batata croquete (ver receita)

Para o molho:
0,025 l Conhaque
0,050 l vinho branco
0,020 l molho demi-glace
0,010 kg pimenta verde em grão
0,010 kg pimenta preta em grão
0,010 kg pimenta rosa em grão
0,050 l natas (35 % mg)
0,020 kg manteiga
Q.b sal fino

Para as espetadas de fruta exótica:
0,200 kg abacaxi
0,200 kg kiwi
0,200 kg manga
Q.b espetos de madeira

Desenvolvimento:

Para a preparação dos peitos de pato:
Apará-los e retirar os nervos, assim como quaisquer vestígios de sangue. Arredondá-los, aparando e retirando um pouco de gordura, e fazer umas incisões na pele mas com o cuidado de não atingir a carne. Temperar os "magrets", e alourá-los numa sertã adequada, sem acrescentar nenhum tipo de gordura. Ao fazer isto deve ter o cuidado de começar pelo lado da pele gorda e cozer durante cerca de 7 a 8 minutos, depois virá-los com uma espátula e acabar a cozedura durante alguns minutos (ou mediante a indicação do cliente), mas mantê-los rosados. Desengordurar a caçarola e flamejar os peitos de pato com o Conhaque. De seguida colocá-los numa grelha.

Para o molho:
Desengordurar o tacho parcialmente, e caramelizar os sucos da carne, e juntar o Conhaque de novo e flamejar. Adicionar o vinho branco, e deixar reduzir aos 3/4. Juntar o fundo escuro de pato, ou o demi-glace, e meter as pimentas previamente esmagadas grosseiramente. Juntar as natas, e reduzir o molho novamente. Verificar a untuosidade, a cor e o tempero. Adicionar a manteiga bem fria e montar fora do lume.

Para a guarnição:
Descascar as frutas exóticas e cortar em cubos regulares. Espetar os pedaços de fruta alternadamente no palito, e reservar. Servir os "magrets" de pato acompanhados com as batatas croquetes (ver receita)  e as espetadas.

Comentário:

Eu coloquei as espetadas frias, mas se quiser pode grelhá-las ligeiramente, isso já é a gosto de cada um.

Sem comentários:

Enviar um comentário