Páginas

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Tarte de chocolate com chantilly de café


Receita;
Ingredientes para 15 unidades

Para a massa areada de chocolate;
0,200 kg farinha sem fermento
0,050 kg cacau
0,125 kg açúcar em pó
0,125 kg manteiga
1 ovo
1 pitada de sal fino

Para o chantilly de café:
0,400 kg natas vegetais
Q.b essência de café

Para o resto da receita:
0,125 kg chocolate amargo
0,125 kg açúcar em pó
0,100 kg manteiga
3 unidade ovo
0,030 kg farinha maizena
0,050 kg amêndoa moída
Q.b raspas de chocolate

Desenvolvimento:

Para a massa:
Peneirar a farinha, o açúcar em pó, o cacau e o sal para uma bacia e juntar a manteiga cortada aos pedaços pequenos. Misturar delicadamente com as pontas dos dedos de maneira a que a manteiga se misture bem à farinha até obter uma espécie de areia grosseira. Fazer um buraco na mistura e juntar o ovo ligeiramente batido e incorporar todos os elementos. Não amassar nem trabalhar a massa depois de os vários elementos estarem bem unidos.
Para tornar a massa lisa e homogénea, pode quebrá-la uma vez só com a palma da mão. Fazer uma bola de massa, envolver num pouco de pelicula aderente e colocar no frigorífico durante pelo menos duas horas.
Untar uma tarteira com manteiga. Estender a massa (5 mm) de espessura e colocar na tarteira, de preferência antiaderente.
 
Para o resto da receita:
Derreter o chocolate em banho-maria e juntar a manteiga. Separar as gemas das claras e bater as gemas com o açúcar na batedeira. Adicionar o chocolate derretido com a manteiga. Envolver a farinha maizena e a amêndoa moída ao preparado anterior cuidadosamente.
Bater as claras em castelo juntamente com o sal e incorporar ao aparelho.
Meter a massa na tarteira forrada com a massa doce. Levar ao forno a 180ºC durante cerca de 30 minutos. Retirar e deixar arrefecer.
Entretanto bater as natas vegetais açucaradas e aromatizar com a essência de café. Colocar num saco pasteleiro com boquilha frisada e colocar em cima da tarte. Decorar com raspas de chocolate.   
 
Comentário:
 
Muito bom! Mas isso sou eu que o digo. Experimente e deixe a sua opinião.

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário