Páginas

sábado, 8 de dezembro de 2012

Bolo floresta negra


Receita;
Ingredientes para 10 pessoas

Para a massa genovesa de chocolate;
8 unidades de ovos
0,250 kg açúcar
0,250 kg farinha sem fermento
0,050 kg cacau em pó

Para o creme chantilly;
1 l natas vegetais
0,200 kg açúcar em pó

Para a calda de açúcar;
0,200 l água
0,100 kg açúcar

Para o resto da receita;
0,200 kg chocolate culinária (para as raspas)
0,200 kg cereja em calda
0,025 kg açúcar em pó
Q.b kirsch

Desenvolvimento;

Para a confeção da massa genovesa de chocolate:
Peneirar a farinha com o chocolate em pó diretamente em cima de um papel vegetal e reservar.
Barrar a forma com a manteiga derretida e de seguida com farinha.
Juntar os ovos inteiros e o açúcar numa bacia e branquear a mistura com um batedor de varas. Montar o aparelho colocando o recipiente em banho-maria numa caçarola cheia de água a 80ºC. Bater energicamente e sem parar até que o aparelho atinja a temperatura média de 40ºC a 45ºC (bater energicamente levantando a massa para incorporar o máximo de ar à mistura). Manter o recipiente inclinado e rodá-lo regularmente. Retirar o recipiente da caçarola quando o aparelho dobrar de volume e atingir a temperatura desejada. Continuar a bater energicamente até que arrefeça completamente. Levantar bem a massa e incorporar o máximo de ar.
Tirar a bacia do banho-maria e juntar a farinha com o chocolate em chuva, levantando a mistura com uma espátula. Enformar de imediato o aparelho numa forma previamente untada com manteiga a farinha. Cozer a "genoise" de imediato a 180ºC durante cerca de 30 minutos. Verificar a cozedura e desenformá-la. Colocá-la sobre uma grela para arrefecer mais depressa.

Para fazer a calda de açúcar:
Colocar o açúcar com a água e ferver durante 2 a 3 minutos e reservar.

Para fazer o creme chantilly:
Colocar as natas numa batedeira, adicionar o açúcar e bater até obter o chantilly.

Cortar a massa genovesa ao meio, remolhar as duas partes com a calda de açúcar. Salpicar com kirsch. Rechear com chantilly. Polvilhar com cerejas picadas. Montar o bolo e cobrir com o mesmo creme. Barrar o bolo com chantilly e cobrir o bolo com raspas de chocolate por cima e à volta. Polvilhar com açúcar em pó. Decorar com cerejas e chantilly ou deixe a sua imaginação funcionar para embelezar o bolo.

Comentário;

Neste mês festivo de Dezembro, com tanta doce tentação, é difícil manter a dieta. Deixar lá! No próximo ano corrigimos os excessos.

Sem comentários:

Enviar um comentário