Páginas

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Xarope de Aloé Vera, Mel e Canela para tonificar o corpo


O Outono aí está. Chegou com toda a força. Depois virá o Inverno, provavelmente ainda mais frio e chuvoso.

Precisamo-nos de preparar para estes tempos mais difíceis para o corpo. Podemos fazê-lo de diversas formas. Uma delas é através dos suplementos alimentares para fortalecerem as defesas próprias do organismo. Existem muitos produtos no mercado mas preferi fazer algo caseiro.

Não preciso falar das propriedades do Aloé Vera, do Mel e da Canela, para a saúde. Pois bem fiz um xarope com esses três ingredientes de forma a agregar as propriedades terapêuticas das três plantas. Como o fiz?

Arranjei 3 folhas de Aloé Vera, com cerca de 400g cada, (desde já agradeço ao Sr. Rufino a gentileza de as ceder do seu jardim muito pessoal, onde trocou as flores por plantas com outras propriedades para além da beleza), ½ litro de Mel e 40g de Canela.

                 
     Às 3 folhas de Aloé Vera retirei a parte lateral espinhosa e fiz um corte longitudinal. Depois, com uma colher, retirei o gel ou a parte “babosa”.       
 
 
Coloquei o gel numa liquidificadora e juntei o mel e a canela.
Depois de bem misturados os 3 ingredientes coei o produto final, coloquei num frasco de vidro e deixei repousar. A partir de agora é só tomar 3 colheres de sopa ao dia deste delicioso xarope. Se tudo correr bem, o organismo vai fortalecer-se e o Outono e o Inverno passarão sem sobressaltos para a saúde. Na Primavera logo vejo se é assim.

2 comentários:

  1. Ola.
    Tenho várias plantas de Aloe aqui em casa e gostava de fazer também um xarope.
    Esta receita pareceu-me simples e agradável, contudo li noutros blogs que se deve colocar as folhas da planta em agua fria para sair a baba que supostamente não faz bem ao organismo e depois fazer o xarope com o resto da folha. Fiquei confuso..

    ResponderEliminar
  2. Fui à procura de informação junto de quem me forneceu a receita e então é assim: a baba é parte integrante do gel que compõe a folha da planta. É nociva quando começa a ganhar cor acastanhada (o gel é transparente) o que significa que a folha foi colhida há muito tempo ou alguma coisa no processo de preparação falhou. A parte verde da folha é que se deve rejeitar. Deve-se colher as folhas periféricas da base da planta e, de preferência, pela manhã, enquanto o orvalho se evapora das folhas.
    Espero ter respondido à questão...

    ResponderEliminar