Páginas

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Tarte de maçã com amêndoa


Receita:
Ingredientes para 8 pessoas

Para a massa quebrada doce:
0,250 kg farinha sem fermento
0,125 kg açúcar em pó
0,125 kg manteiga
1 ovo
1 pitada de sal fino

Para o resto da receita:
1 kg maçã tipo golden
3 unidades de ovos
0,010 l rum
0,100 kg natas espessas
0,100 kg açúcar
0,100 kg farinha (miolo) de amêndoa
0,050 kg amêndoa lascada ou palitada
Q.b açúcar em pó (ou abrilhantador)

Desenvolvimento:

Para a massa:
Peneirar a farinha, o açúcar em pó e o sal para uma bacia e juntar a manteiga cortada aos pedaços pequenos. Misturar delicadamente com as pontas dos dedos de maneira a que a manteiga se misture bem à farinha até obter uma espécie de areia grossa. Fazer um buraco na mistura e juntar o ovo ligeiramente batido e incorporar todos os elementos. Não amassar nem trabalhar a massa depois de os vários elementos estarem bem unidos. Para tornar a massa lisa e homogénea, pode quebrá-la uma vez só com a palma da mão.
Fazer uma bola de massa, envolver em pelicula aderente e colocar no frigorífico durante pelo menos duas horas.

Para o resto da receita:
Untar uma tarteira (de preferência antiaderente) com manteiga. Estender a massa (5 mm de espessura) e colocar na tarteira. Colocar uma parte da amêndoa lascada. Descascar as maçãs e tirar o centro das maçãs com ajuda de descaroçador de maçãs. Cortar em lâminas de 1 cm de espessura e colocar dentro da tarte.
Numa bacia juntar os ovos e o açúcar e bater com ajuda de umas varas. De seguida adicionar as natas espessas e o miolo de amêndoa, o rum e mexer. Verter este aparelho por cima das maçãs. Colocar por cima o resto das amêndoas laminadas. Colocar em forno quente a 180ºC durante cerca de 40 a 50 minutos. Verificar a cozedura, retirar e deixar esfriar. Desenformar e polvilhar com açúcar em pó ou também pode colocar abrilhantador.
Comentário:

As tartes são muito famosas em França e, visto que passei lá uma grande parte da minha vida, não posso deixar de partilhar este tipo de receitas que me faz lembrar um pouco desse meu tempo...
E como dizia o Léo Ferré "Avec le temp va tout s´en va, nos ennemis d´hier et nos amours déchu, avec le temps va tout s´en va...." Um poeta/cantor com quem tive a sorte de cruzar algumas vezes no Mónaco. Ele passou um boa parte da vida dele nesse pequeno principado que é o Monáco onde tambem tive a sorte de trabalhar alguns anos. Só mais tarde é que me apercebi da obra que ele deixou. Lembro-me de um homen simples, sem manias das grandezas... Típico dos grandes homens...

Sem comentários:

Enviar um comentário