Páginas

sábado, 4 de agosto de 2012

Tarte de ameixas com creme de amêndoa


Receita:
Ingredientes para 8 pessoas
Para a massa quebrada doce:
0,250 kg farinha sem fermento
0,125 kg açúcar em pó
0,125 kg manteiga
1 ovo
1 pitada de sal fino

Para o creme de amêndoa:
0,100 kg manteiga
0,100 kg açúcar
2 unidades de ovo
0,100 kg miolo de amêndoa (fino)
0,010 l Rum
Q.b essência de baunilha

Para o resto da receita:
1 kg ameixas
Q.b açúcar em pó (ou abrilhantador)

Desenvolvimento:

Para a massa:
Peneirar a farinha, o açúcar em pó e o sal para uma bacia e juntar a manteiga cortada aos pedaços pequenos. Misturar delicadamente com as pontas dos dedos de maneira a que a manteiga se misture bem à farinha até obter uma espécie de areia grosseira. Fazer um buraco na mistura e juntar o ovo ligeiramente batido e incorporar todos os elementos. Não amassar nem trabalhar a massa depois de os vários elementos estarem bem unidos. Para tornar a massa lisa e homogénea, pode quebrá-la uma vez só com a palma da mão. Fazer uma bola de massa, envolver num pouco de pelicula aderente e colocar no frigorífico durante pelo menos duas horas.
Para o creme de amêndoa:
Misturar a manteiga amolecida numa bacia com ajuda de umas varas. Juntar o açúcar e homogeneizar o aparelho. Adicionar os ovos um a um e de seguida a farinha de amêndoa. Perfumar com algumas gotas de essência de baunilha e o Rum. Guardar no frigorífico.
Para o resto da receita:
Untar uma tarteira com manteiga. Estender a massa (5 mm) de espessura e colocar na tarteira, de preferência antiaderente. Adicionar o creme de amêndoa. Por cima colocar as ameixas previamente lavadas cortadas a meio e descaroçadas. Meter a tarte no forno quente a 180ºC durante cerca de 45 minutos. Passado esse tempo, retirar a tarte, deixar esfriar. No final napar com um pouco de abrilhantador, ou polvilhar com um pouco de açúcar em pó.



Comentário:

Olhem para as ameixoeiras carregadas de fruta... uma excelente sugestão para o momento...
Quando a fruta começa a ficar madura nas árvores parece que chama por nós. São apelos e dádivas que não nos podem deixar indiferentes. Eu sinto-me na obrigação de fazer qualquer coisa, como tartes de fruta. Éis o resultado.
Disfrutem das coisas boas que o verão nos traz. E não falo apenas da praia...

Sem comentários:

Enviar um comentário