Páginas

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Semifrio de morango e manga


Receita:
Ingredientes para 12 pessoas

Para a massa de entremeio:
6 unidades de ovos
0,150 kg açúcar
0,150 kg farinha sem fermento
Q.b manteiga (Para untar)
Q.b farinha (Para untar)

Para a mousse de manga:
0,100 l natas vegetais
0,150 kg polpa de manga
2 unidades folhas de gelatina

Para a mousse de morango:
0,100 l natas vegetais
0,150 kg polpa de morango
2 unidades folhas de gelatina

Para o merengue italiano:
0,075 l água
0,200 kg açúcar
3 unidades de claras de ovo
1 pitada sal fino

Para o resto da receita:
0,100 kg framboesas
0,100 kg mirtilos
0,200 kg manga
0,100 kg morango
0,200 kg chantili em pó
0,050 l abrilhantador

Desenvolvimento:

Para a massa de entremeio:
Separar as claras das gemas. Colocar numa bacia as gemas e bater em relevo. Adicionar as claras batidas em castelo com o açúcar e de seguida juntar a farinha previamente peneirada. Envolver bem.
Deite 1/3 da massa numa forma com aro amovível previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Levar ao forno pré-aquecido a 180º e deixe cozer cerca de 8 minutos. Repetir a mesma operação mais duas vezes, para a restante massa.
Reservar as bases de massa.

Para o merengue italiano:
Juntar num recipiente o açúcar e a água. Levar a ferver. Escumar e colocar o termómetro de açúcar. Levar o açúcar a cozer a 117-118ºC. Assim que o açúcar começar a cozer, bater as claras (e a pitada de sal) em castelo. Verter a calda de açúcar lentamente em fio muito fino sobre as claras em castelo, continuar a bater até o merengue arrefecer por completo.
Reservar.

Para a mousse de manga:
Aquecer a polpa de manga. Juntar as folhas de gelatina previamente metidas em água para amolecer e escorridas. Numa bacia juntar metade do merengue italiano e a polpa de manga com as folhas de gelatina e mexer. Bater as natas em chantili leve e adicionar a mistura anterior. Envolver delicadamente.

Para a mousse de morango:
Seguir o mesmo procedimento do que o utlizado na confeção da mousse de manga, utilizando a outra metade do merengue italiano.

Para elaborar o resto da receita:
Colocar num aro em inox as bases de entremeio com as duas mousses. Colocar no frigorífico durante cerca de três horas. Passado esse tempo, passar com uma faca no aro para descolar o semifrio. Decorar o semifrio com chantili e por cima a fruta de forma harmoniosa. Colocar por cima da fruta um pouco de abrilhantador com ajuda de um pincel para dar brilho à fruta e para a proteger.

Comentário:

O fato de colocar o merengue italiano às mousses de frutas permite adquirir um pouco mais de leveza. A receita parece complicada mas não o é de todo. Faça-a por partes e verá que chegará a bom porto...
Por isso experimente... e comente...

1 comentário:

  1. Olá Jorge, parece-me uma boa sugestão para os dias quentes, vou querer experimentá-la, mas se calhar já não vai ser este ano, pois aqui em são joão da madeira parece que não vai haver mais verão, está uma ventania que parece que estamos no inverno, o céu todo cinzento, daí parecer só experimentar esta receita para o próximo verão.

    ResponderEliminar