Páginas

domingo, 6 de maio de 2012

Tarte de frutos vermelhos


Receita:
Ingredientes para 8 pessoas

Para a massa quebrada doce:
0,250 kg farinha sem fermento
0,125 kg açúcar em pó
0,125 kg manteiga
1 ovo
1 pitada de sal fino

Desenvolvimento:

Peneirar a farinha, o açúcar em pó e o sal para uma bacia e juntar a manteiga cortada aos pedaços pequenos. Misturar delicadamente com as pontas dos dedos de maneira a que a manteiga se misture bem à farinha até obter uma espécie de areia grosseira. Fazer um buraco mistura e juntar o ovo ligeiramente batido e incorporar todos os elementos. Não amassar nem trabalhar a massa depois de os vários elementos estarem bem unidos. Para tornar a massa lisa e homogénea, pode quebrá-la uma vez só com a palma da mão. Fazer uma bola de massa, envolver num pouco de pelicula aderente e colocar no frigorífico durante pelo menos duas horas.
Para o recheio:

0,200 kg morangos
0,200 kg framboesas
0,050 kg mirtilos
0,200 kg chantili em pó
0,200 l leite meio gordo
0,050 l abrilhantador neutro

Desenvolvimento:
Bater o chantili em pó com o leite até obter a consistência desejada.
Depois de confecionar a massa quebrada doce e o chantili vamos fazer a tarte.
Untar uma tarteira com manteiga. Estender a massa (5 mm) de espessura e colocar na tarteira, de preferência antiaderente. Cobrir a base com uma folha de papel vegetal. Guarnecer com uma leguminosa seca à vossa escolha e cozer no forno a 200ºC durante cerca de 20 minutos. Retirar as ervilhas a ¾ da cozedura. Retirar o aro e dourar os bordos exteriores. Acabar de cozer e de ganhar cor. Retirar a base da tarte do forno, coloca-la numa grelha e deixar arrefecer.
Colocar o chantili e por cima adicionar os frutos vermelhos de forma harmoniosa. Aquecer ligeiramente o abrilhantador e pincelar a fruta.


Comentário:

Em vez de colocar chantili, podem optar por creme de ovo ou creme pasteleiro. Convém colocar o creme e os frutos no próprio dia para a massa não ficar mole. O abrilhantador compra-se em lojas especializadas e serve para dar brilho as tartes e também de proteger um pouco a fruta.

3 comentários:

  1. Uma outra tarte que não vou deixar passar sem experimentá-la.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, aproveita agora porque é a época ideal para a confeccionar.

      Eliminar
    2. Pois bem, entao vou tentar faze-la nestes proximos dias, ando um bocadito ocupado e nao sei se vou ter tempo, mas logo se ve e depois dou novidades.

      Eliminar