Páginas

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Vitela assada à nossa moda


Receita
Ingredientes para 4 pessoas

1,200 kg vitela para assar (pojadouro e peito com osso chamada aba)
0,250 l vinho branco
0,050 kg banha de porco
1 kg batata cartão
0,400 kg grelos
0,200 kg cebola
0,050 kg alho
2 unidades folhas de louro
0,005 kg cominhos
2 unidades cravinho
Q.b sal grosso
Q.b pimenta preta do moinho

Desenvolvimento:

Cortar a carne em nacos regulares. Colocar num recipiente temperar com a cebola e o alho laminado, o louro, cravinho, cominhos, sal grosso, pimenta do moinho e o vinho branco. Mexer e tapar com película aderente. Meter no frigorífico cerca de 12 horas. 
Depois, colocar a vitela em tabuleiro, adicionar um pouco de água, tapar com papel vegetal, e meter no forno quente a 160ºC, durante cerca de 3 horas virando a carne de vez em quando, até a vitela ficar macia. Colocar então as batatas na travessa, e meter de novo ao forno por mais 1 hora destapado, para permitir as batatas ganhar um pouco de cor.
Cozer os grelos previamente lavados em água e sal. Escorrer e salteá-los em azeite e alho picado, sal e pimenta.

Comentário:

Podem acompanhar esta iguaria com arroz de forno e salada de vegetais...
Uma vitela assada sabe sempre bem, sobretudo quando é bem feita. Não podemos é exagerar. Com esta refeição durante uns dias posso dispensar as carnes vermelhas.
Bom apetite!

domingo, 3 de agosto de 2014

Sushi



Receita
Ingredientes para 20 unidades

Para o arroz:
0,500 kg arroz próprio para sushi
0,600 l água

Para temperar o arroz:
0,125 l vinagre de arroz
0,015 kg sal grosso
0,020 kg açúcar

Para o resto da receita:
0,200 kg manga
0,200 kg pepino
0,400 kg salmão fresco sem espinhas e sem pele
0,020 kg gengibre confitado
10 unidades alga nori
Q.b sementes de sésamo
Q.b mostarda wasabi
Q.b molho de soja

Desenvolvimento:

Para o tempero do arroz:
Colocar todos os ingredientes num tacho e colocar ao lume até ficar tudo tépido e o sal e o açúcar se dissolverem. Retirar e reservar. Esta mistura pode ser feita de véspera.

Para a cozedura do arroz:
Lavar bem o arroz em várias águas até esta ficar límpida. Colocar num tacho com a água. Tapar e deixar levantar fervura e deixar cerca de 10 minutos. Retirar do lume e deixar dessa forma arrefecer um pouco. Meter o arroz num tabuleiro. Soltá-lo com ajuda de um garfo e temperar com a mistura acima referenciada.

Preparação dos ingredientes necessários:
Cortar o lombo de salmão em tiras de 0,5 cm por 0,5 cm. Descascar a manga e cortar em juliana grossa. Descascar o pepino, cortar ao meio, retirar as sementes, e cortar também em juliana grossa. Misturar o pó de wasabi com um pouco de água até obter uma espécie de pasta.

Para a confeção do sushi:
Proteger a esteira com pelicula aderente. Colocar uma folha de alga nori e cobrir com um pouco de arroz temperado. Colocar um pouco de wasabi, tiras de salmão, manga e pepino. Enrolar com ajuda da esteira. Cortar o rolo obtido ao meio e depois em rodelas de 2 cm de espessura.

Para a confeção do sushi chamado "Califórnia":
Colocar em cima de uma esteira uma folha de alga nori e espalhar uma camada de aroz temperado. Polvilhar com as sementes de sésamo e voltar a alga ao contrário, ou seja desta vez a parte de fora será a camada de arroz. Colocar um pouco de wasabi, tiras de salmão, manga e pepino. Enrolar com ajuda da esteira. Cortar o rolo obtido ao meio e depois em rodelas de 2 cm de espessura.

Acompanhar o sushi com molho de soja, wasabi e gengibre confitado...

Comentário:

Não sou nenhum especialista na matéria, mas de vez em quando aprecio esta iguaria oriunda do Japão.
Dizem que é preciso estudar cerca de 5 anos para ser mestre de sushi no Japão, país onde levam tudo ao pormenor. Conclusão... ainda tenho muito que pedalar para lá chegar... Entretanto, sempre podemos fazer e apreciar...
E, já agora, para os meus companheiros de mesa, lembrem que experimentar coisas novas, na cozinha como em tudo, é sempre enriquecedor...
Bom apetite!


 
 
 



sábado, 2 de agosto de 2014

Bolo tradicional de ananás


Receita
Ingredientes para 10 pessoas

0,300 kg açúcar
0,300 kg manteiga
8 unidades ovo
1 unidade lata de ananás em calda
6 unidades cereja vermelha em calda
0,350 kg farinha sem fermento
0,010 kg fermento em pó
Q.b caramelo liquido

Desenvolvimento:

Untar uma forma de bolo redonda com manteiga. No fundo meter uma folha de papel vegetal com o mesmo diâmetro da forma. Colocar então o caramelo liquido e meter as rodelas de ananás (normalmente 6 unidades). Colocar as cerejas no buraco do ananás. Cortar as restantes rodelas de ananás em pedaços pequenos. Reservar.
Bater o açúcar e a manteiga até obter um creme esbranquiçado. Juntar os ovos um a um e envolver  bem. Adicionar a farinha e o fermento previamente peneirado, e misturar bem. Juntar por fim os pedaços de ananás ao aparelho. Mexer e colocar a massa na forma. Meter ao forno previamente aquecido a 160ºC, e deixar cozer cerca 1 hora consoante o forno.
Verificar a cozedura do bolo. Deixar esfriar um pouco. Regar com um pouco de calda de ananás misturada com vinho do Porto (facultativo). Desenformar e deixar esfriar por completo.

Comentário:

Bolo muito apreciado. Não há confeitaria que o não tenha nas suas montras.
Eu prefiro fazê-lo em casa e desfrutá-lo, a sós com o chá ou com companhia... 



sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Bolo de bolacha 1


Receita
Ingredientes para 8 pessoas

3 pacotes de bolacha maria
0,200 l café forte
0,300 l natas vegetais açucaradas
Q.b framboesas
Q.b chocolate preto culinária

Desenvolvimento:

Bater as natas em chantilly. Passar as bolachas uma por uma no café forte, não demasiado quente, e escorrer. Colocar uma fiada de bolachas embebidas em café num prato em forma de flor. Depois barrar com um pouco de chantilly. De seguida volta-se a colocar outra fiada de bolachas e as natas e assim sucessivamente até obter a altura desejada. Na última camada barrar com chantilly e meter no frigorífico cerca de 3 horas. Antes de servir polvilhar com bolacha Maria triturada. Decorar a gosto e comer bem fresco.

Comentário:

Sobremesa barata e de fácil execução. Fresca sabe bem melhor...
Bom apetite!