Por estes dias a cereja de Resende e do Fundão voltou às prateleiras dos mercados e às bermas da estrada para nos fazer lembrar que estamos no final da primavera, altura onde já podemos apreciar as delícias que a “mãe” terra nos dá.
Aproveitei para as comer ao natural, comi muitas mesmo, para realizar alguns frascos de doce e confecionar algumas receitas. No total foram alguns quilos que gastei (não digo quantos mas foram muitos). E digo ainda que da cereja aproveitei tudo. Com os pés de cereja preparei-os para fazer chá que vai para a minha dispensa. Com os caroços vou fazer uma almofada terapêutica.
Como fazer o chá
É simples. Colocam-se os pés de cereja ao sol durante uma semana até ficarem bem secos. Depois é guardar e usar quando necessário para fazer uma infusão. Uma boa infusão faz-se com 3 colheres de sopa de pés de cereja num litro de água bem quente. Este chá deve ser bebido ao longo do dia.
Quais os benefícios do chá
O chá de pés de cereja é um excelente diurético e anti-infecioso. Este chá é conhecido pelo seu uso nas infeções urinárias e na eliminação de toxinas. Como é um chá diurético pode ser utilizado para efeitos de emagrecimento.
Como fazer a almofada terapêutica
A almofada faz-se como se faz qualquer outra. O recheio é que será os caroços de cereja.
Pode ser usada quente ou fria.
Quente alivia as dores musculares e articulares. Pode ser aquecida colocando no micro-ondas durante 2/3 minutos.
Gelada serve para tratar inchaços e inflamações. Para ela ficar fria deve apenas colocar-se no congelador.